Muitas vezes é classificado como hereditário o aparecimento de determinados cânceres, mas segundo a Associação Brasileira de Câncer, estima-se que apenas 10% tenham essa origem.
Os fatores de risco mais destacados são a idade, sexo e características da saúde do indivíduo. Destaca-se também a capacidade defensiva do organismo, há pessoas que são mais sensíveis a determinados agentes causadores que podem afetar as características genéticas, provocando modificações nas células.
Outras formas que auxiliam para a evolução da doença são os ambientais e ao estilo de vida escolhido pelo indivíduo como, a opção de fumar e consumir bebidas alcoólicas ou não, praticar dietas não saudáveis, ser sedentário e a intensidade de sua exposição ao sol.
De acordo com a revista American Cancer Society, de 30% a 40% pacientes que possuem câncer poderiam ter se prevenido com mudanças de hábitos, como uma alimentação balanceada, prática de atividades físicas e mantendo uma forma física saudável.
A prevenção do câncer se divide em primária e secundária. A primária consiste em evitar potenciais exposições aos fatores que desencadeiam. Já a secundária, se baseia na detecção precoce e tratamento que contribuem de forma significativa para o aumento dos índices de sobrevivência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário