terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Câncer de boca

Estrutura
O câncer de boca pode desenvolver-se nos lábios ou na cavidade oral. A ocorrência de câncer de lábio é maior em pessoas brancas e mais freqüente no lábio inferior do que no superior. A cavidade oral abrange as gengivas, a língua, o assoalho bucal (embaixo da língua), a mucosa oral (parte interna das bochechas) e o palato duro (céu da boca).

Fatores de Risco
Os fatores que podem levar ao câncer de boca são: - tabagismo; - mascar fumo; - consumo exagerado de álcool; - higiene bucal inadequada; - próteses dentárias mal ajustadas; - hábito de morder a língua, lábios ou bochecha constantemente; - dentes com bordos cortantes.
Os fatores de risco mais específicos para desenvolver câncer labial são: - exposição excessiva ao sol; - fumar cachimbos; - mascar fumo.

Prevenção
Para a prevenção e detecção precoce de câncer de boca, tome as seguintes medidas:
- faça uma consulta odontológica de controle a cada ano;
- mantenha uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas;
- evite expor-se ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa);
- faça o auto-exame da boca a cada seis meses.

Sintomas
O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca, geralmente indolores, que não cicatrizam em uma ou até duas semanas.
Outros sintomas podem ser:
- manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal;
- irritações embaixo de próteses;
- dificuldades na fala, mastigação e/ou deglutição; - emagrecimento acentuado;
- dor e presença de gânglios aumentados na região cervical (íngua no pescoço).
A presença de qualquer um destes sintomas pode caracterizar uma série de patologias benignas, que merecem atenção e devem ser avaliadas por um especialista com a maior brevidade possível.

Diagnóstico
Como as lesões da boca são visíveis, têm grande chance de serem diagnosticadas em sua fase inicial, com altas possibilidades de cura, sem seqüelas significativas.

Tratamento
A cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca, que podem ser utilizados isoladamente ou associados entre si. Em se tratando de lesões iniciais, sem extensão a tecidos ou estruturas vizinhas, a cirurgia costuma ser a opção mais indicada. A cirurgia do câncer de boca tem evoluído muito com a incorporação de técnicas de reconstrução imediata, amenizando possíveis deformidades, na maioria dos casos.

Quando já se verifica a presença de células tumorais nos linfonodos (gânglios) do pescoço, a cirurgia costuma ser indicada, associada à radioterapia. Se o tumor encontra-se em local impossível de ser removido cirurgicamente, a radioterapia é o tratamento mais indicado, com altas chances de cura. A quimioterapia é empregada nos casos mais avançados, com o objetivo de reduzir o tumor e possibilitar um tratamento cirúrgico e/ou radioterápico posterior, com finalidade paliativa (de amenizar o sofrimento), na maioria dos casos.

2 comentários:

  1. Oi Mayara, muito bacana seu projeto.
    Estamos nos seguindo no twitter, sou fundadora do Bendizer. Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. hola! Eu realmente gostei deste blog

    ResponderExcluir