terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Câncer anal

As causas do câncer anal ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que o HPV (papiloma vírus humano) tem um papel significativo para seu desenvolvimento. 

Com ocorrência mais frequente em mulheres e os sintomas são: dor e sangramento anal, desconforto, coceira ou ardor (sintomas semelhantes aos de hemorróidas), incontinência fecal (impossibilidade para controlar a saída das fezes) e em alguns casos surge na forma de pequenas úlceras, que podem se espalhar para as nádegas.

O diagnóstico é feito através de exames como, raios-X, ultra-sonografia, ressonância magnética e com biópsia, com a retirada de uma amostra do tecido.

Os tratamentos mais utilizados são a radioterapia e a quimioterapia, aplicados de forma combinada ou um seguido do outro. Em casos que esses tratamentos não são eficazes, opta-se pela cirurgia de retirada do tumor, sendo ressecção local, para retirada de pequenos tumores localizados na área externa do ânus ou ressecção abdominoperineal, que envolve a retirada do ânus e do reto, processo que desvia o trânsito intestinal para a passagem das fezes, que serão recolhidas por uma bolsa receptora.

A alimentação tem um papel fundamental durante tratamento. Ao seguir a dieta indicada pelo médico e/ou nutricionista é possível aliviar os sintomas e manter o organismo bem nutrido.


Fonte: Associação Brasileira do Câncer

Um comentário:

  1. Otimas informações!Não tinha mta noção do q se tratava o câncer anal em si.Depois d ler,dei mais um passo ao conhecimento a prevenção e divulgação.

    ResponderExcluir